domingo, 1 de fevereiro de 2015

Workshop Avançado de Apicultura com Harald Hafner



Onde: em Paredes
Quando: 30 de Abril (Quinta-feira, à noite); 1 de Maio (Sexta-feira – feriado) e 2 de Maio (Sábado) de 2015
Com quem: Com o Mestre Apicultor Austríaco Harald Hafner
Conteúdos: Novas tendências na apicultura europeia; ler e interpretar a colmeia, identificar problemas e solucioná-los; métodos inovadores no controlo da Varroa destructor.
Para quem: apicultores que desejem ganhar mais confiança na sua prática apícola e obter respostas àquelas dúvidas que surgem durante o maneio, associadas à sanidade e desenvolvimento do enxame.
Custo: €60,00
Organizado por: TimberBee

Para mais informação contactar: Miguel Leal miguel.timberbee@gmail.com ou 91 376 2626.

Este workshop será dividido em três módulos:





Módulo 1. Novas Tendências na Apicultura (Centro) Europeia
Durante o último século, a Europa Central (nomeadamente Alemanha, Áustria e Suíça) tem sido um pólo importantíssimo da investigação  sobre as abelhas e a apicultura. Grandes figuras originárias desta região, que muito contribuíram para o avanço do conhecimento sobre as abelhas, como o Prémio Nobel Karl von Frisch, Friedrich Ruttner e Karl Kehrle (mais conhecido como Brother Adam, criador da abelha Buckfast), continuam a ser referência no mundo apícola internacional.
No presente, institutos universitários e escolas apícolas fundados por estes pioneiros e pelos seus discípulos continuam na vanguarda da investigação e no avanço do conhecimento sobre as abelhas.
Paralelamente, existe, nesta região da Europa, uma importante escola de apicultura natural, biológica e biodinâmica onde têm surgido novas tendências e avanços importantes para a apicultura mundial.
A palestra Novas Tendências na Apicultura (Centro) Europeia, apresentada pelo Mestre Apicultor Austríaco Harald Hafner, tem por objetivo oferecer uma visão privilegiada sobre as novas tendências e avanços neste activo pólo do desenvolvimento apícola e criar bases para um entendimento mais amplo no mundo apícola português.
Alguns temas em abordagem são:
  • Neonicotinóides e outras pesticidas – discussão dos últimos trabalhos sobre o tema;
  • Política agrária: em direcção a uma nova agricultura mais amiga das abelhas?
  • Paisagens apícolas – a nossa paisagem cultural e as abelhas;
  • Abelhas selvagens – um cosmos desconhecido e ameaçado;
  • Apicultura sustentável e natural;
  • Refúgios para a biodiversidade – jardins amigos das abelhas;
  • Apiários pedagógicos;
  • O local é o novo global (também na apicultura);
  • Apicultura urbana, vinda para ficar, ou moda passageira?
Duração: palestra nocturna  (2 horas: 21h00 – 23:00).






Módulo 2. Ler e interpretar a colmeia, reconhecer problemas e saber o que fazer durante a inspecção das colmeias
Qualquer apicultor já passou por isto: abrimos uma colmeia e, ao tentar interpretar o que se passa lá por dentro, temos mais perguntas do que respostas. O que se passa com o enxame? Está saudável, ou padecerá de alguma doença? Porque não se desenvolve? A rainha estará saudável? O enxame estará em vias de enxamear? Que intervenções deverei efectuar? Duvidamos da interpretação que fazemos, sentimos alguma insegurança sobre o que devemos fazer, em seguida.
Estas questões podem, por vezes, ser intimidatórias e causar dores de cabeças e insegurança, especialmente em apicultores com poucos anos (ou poucas colmeias abertas) de experiência.
Este módulo de um dia, predominantemente prático, habilitará o participante a ler e interpretar o que vê, a identificar os pontos mais importantes a considerar, e como aplicar essa informação na sua prática e na planificação dos trabalhos a efectuar.
O módulo será facilitado pelo Mestre Apicultor austríaco Harald Hafner e implicará a abertura de uma boa quantidade de colmeias, em vários apiários.

Duração: 1 dia completo (09h00 – 17:00)



Módulo 3. Varroa destructor: problema ou oportunidade para chegarmos a uma apicultura mais racional?
Trinta anos passados desde a sua chegada à Europa, o ácaro Varroa destructor continua ser a principal dor de cabeça do apicultor. Todos os anos, a morte de milhares de enxames é atribuída a este parasita da abelha melífera.
A maioria dos métodos de controlo do parasita tem por base uma estratégia unilateral que emprega agentes químicos que, por sua vez, desencadeiam uma série de efeitos não desejáveis e que comprometem a sua própria eficácia e a saúde da colmeia a médio e longo prazo.
No entanto, existe uma série de estratégias e técnicas alternativas que, tendo por base o conhecimento profundo da biologia e do ciclo de vida do ácaro e do seu hospedeiro (a abelha melífera), permitem o seu controlo sem que precisemos de usar químicos sistémicos.
Neste módulo, que trabalhará com a biologia, ciclo de vida, e a delicada interação da Varroa destructor com o ecossistema da colmeia, iremos explorar alguns desses conceitos e demonstrar diversas técnicas de controlo, incluindo métodos biotécnicos, e trabalhar em segurança com diferentes ácidos orgânicos.

Duração: 1 dia (09h00 – 17h00)


O curso promete e, para o seu sucesso contamos com o entusiasmo sem limites do nosso mestre Harald Hafner e com a sua fantástica capacidade comunicativa para nos captivar, elucidar, entusiasmar e encorajar.


Tentámos manter este curso de um fim-de-semana a um valor módico para o participante: 60€.

Serão aceites 16 formandos para este workshop. As inscrições estão abertas e já há manifestações de interesse. Pede-se aos interessados que preencham a ficha de inscrição que pode ser descarregada aqui.

No acto de inscrição, deverão transferir 1/3 do valor da inscrição para o NIB da TimberBee: 0035 0585 00045180 230 13.
Só assim a inscrição será formalizada e a frequência assegurada. Por favor enviem comprovativo de pagamento para o miguel.timberbee@gmail.com.


O restante será pago no segundo dia do curso.

Sem comentários:

Enviar um comentário